Individual Values

"IV" é a sigla de Individual Values (valores individuais). Os IVs são valores que definem os atributos de seus Pokémon. Quando combinados com os EVs certos e uma Nature certa, formam uma combinação devastadora no metagame.

Esses valores não podem ser alterados. Cada stats (HP, ATTACK, DEFENSE, SP ATTACK, SP DEFENSE e SPEED) tem seu próprio IV, e eles variam de 0 a 31 em cada stats a depender do Pokémon. Quanto mais perto de zero, pior será o stat, e quanto mais próximo de 31, melhores serão os stats.

Agora você deve estar se perguntando como é que você fará para saber os IVs de seu Pokémon, certo? Então, primeiramente você deve saber a influência da Nature de seu Pokémon e os pontos de EVs distribuidos até o momento. Vale lembrar que fica mais fácil de determinar os IVs quando o Pokémon está no nível 50 (ou superior), sendo que no nível 100 dá pra dizer exatamente quais são os seus IVs.
Bem, existem fórmulas para que você saiba os IVs de seu Pokémon e até mesmo calculadoras de IV online.
As fórmulas são as seguintes:

  • Para calcular HP: Hit points =([stat - Level - 10] * 100/Level) * 2 - BaseStat - Ev/4
  • Para calcular os outros stats: IV = ([{ Stat/Nature } -5 ] * 100/Level) - 2 * BaseStat - EV/4


Calculando IV no Battle Institute


O Battle Institute é um prédio que fica na parte norte de Lumiose City onde você testa suas habilidades, enfrentando NPCs. Porém, os jogadores a utilizam para calcular os IVs de seus Pokémon, uma vez que o mesmo é nivelado automaticamente para o nível 50, assim ficando mais fácil de calcular os seus IVs ao olhar os stats de seu Pokémon.

Em Pokémon Omega Ruby/Alpha Sapphire, o Battle Institute fica em Mauville City, na entrada da direita (sentido da Rota 118).

Para usar o Battle Institute, você precisa saber quais são os EVs de seu Pokémon, pois ao fazer o nivelamento, os EVs são levados em conta.

Calculadoras de IV

Outra forma de calcular o IV de seu Pokémon é através de calculadoras online. Para deixar seu Pokémon no level 50, sem precisar treina-lo, basta ir ao Battle Institute e depois usar uma calculadora.
Algumas calculadoras online:

Stats Judge

Caso você esteja naquele momento que não tenha acesso a internet, você pode ir até o Stats Judge.
O Stats Judge é um NPC que pode checar os IVs de seus Pokémon. Seu avatar é o Ace Trainer ♂.

Em Pokémon X/Y ele fica no Centro Pokémon de Kiloude City (e no Centro Pokémon do Battle Resort, em Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire). Basta falar com ele e o mesmo falará sobre dos IVs de seus Pokémon e ao final, falará o(s) maior(s) IV(s) que o seu Pokémon possui e, caso haja algum IV em 0, ele falará também.

Soma dos IVs de seu Pokémon:
  • Decent: a soma dos IVs vai de 0 a 90;
  • Above average: a soma dos IVs vai de 91 a 120;
  • Relatively superior: a soma dos IVs vai de 121 a 150;
  • Outstanding: a soma dos IVs vai de 151 a 186
Quando o valor do maior IV é:
  • 0 a 15: "rather decent"
  • 16 a 25: "good"
  • 26 a 30: "fantastic"
  • 31: "can't be beat!"
NPC que libera a função de checar os IVs em Pokémon Sun e Moon

Já em Pokémon Sun e Moon, o Stats Judge deixa de ser um NPC e vira uma função do PC.
Para liberar esta função, basta você chocar 21 ovos e depois ir até a Battle Tree e falar com o Ace Trainer que está ao lado do computador. Ele atualizará seu PC e fará com que você tenha a função de checar os IVs de seus Pokémon.

  • No Good: 0
  • Decent: 1 a 15
  • Pretty Good: 16 a 25
  • Very Good: 26 a 29
  • Fantastic: 30
  • Best: 31

Hyper Training

Hyper Training é um mecanismo no jogo capaz de fazer com que você consiga colocar os IVs de seu Pokémon ao máximo (ou seja, 31). Para utilizar o Hyper Training, você deverá precisa dos itens Bottle Cap e/ou Gold Bottle Cap.
Este primeiro é capaz de aumentar apenas um IV de um dos seis stats para o máximo, independentemente de qual seja, enquanto que o Gold Bottle Cap é capaz de aumentar todos os stats ao máximo.

Para usufruir o Hyper Training é simples. Basta ir ao Hau’oli City Mall com o(s) Pokémon(s) desejado(s) no nível 100 e o(s) Bottle Cap(s) e/ou Gold Bottle Cap(s) e falar com o Mr. Hyper.
Você pode encontrar os Bottle Caps nos seguintes locais:
  • Bottle Cap: Lottery Shops do Festival Plaza(Treasure Hunt*, Big Dreams, etc), Casas de Caça (Hunt House, Ghost's Den, Trick Room, etc), Poni Gauntlet (recebe da Mina), Castelo do Festival Plaza (trocando por 30 Shards de uma mesma cor), Pescando (1% de chance) e com a Magearna (obtida pelo QR Code);
  • Gold Bottle Cap: Lottery Shops do Festival Plaza, Poké Pelago (Isle Aphun - Rare-Treasure Hunting), Evento japonês do Guide Book de Pokémon Sun e Moon.

*O Treasure Hunt ★★ é a melhor opção para se pegar no Plaza, pois sempre que você coloca um novo em seu Plaza, você ganha um Bottle Cap na primeira tentativa de jogo, além de que quanto mais Treasure Hunt ★★ você tiver, mais chances vai ter de pegar o Bottle Cap como prêmio.
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comment

1 comments: